A Vida é Muito Mais

Muita gente percebe isto, mas logo amassa a ideia e joga no lixo, e se não tem um perto, é no chão mesmo. A vida simples é muitas vezes esquecida, dominada pela correria das grandes cidades, às vezes nem tão grande assim. O nosso inconsciente corriqueiro e, talvez cego por opção, procura se livrar do até então chato e desprezível. A chamada evolução social sempre nos empurra pra uma vida cheia de frustrações. Explicarei.


as maravilhas da vida

Seu Antônio mora numa roça no interior. Acorda cedo, vai trabalhar, um serviço até bem simples. Volta pra casa, outrora faz um jogo na loto, espera o almoço, varre a casa, assiste a novela com os filhos. Certo dia, um repórter o entrevistou e perguntou-lhe como é a sua vida. Espantado ficou o homem com tamanha empolgação da vida:

- A vida aqui é maravilhosa, tenho tudo que quero e mais um pouco. Comida na horta, entretenimento na TV, converso com meus amigos no almoço, a minha 'nega' me ama. É lindo, adoro viver.

O feliz trabalhador ga
nhou um prêmio lotérico e quis entender a cidade grande. Comprou apartamento, colocou os meninos na escola, trabalha com hora marcada e sua amada adora shopping. Vendeu tudo na roça. Agora mora na capital.
Por coincidência ou obra divina mesmo, encontrou o repórter - aquele que o entrevistou - quando almoçava. Não foi reconhecido, resolveu ir falar com ele. E, logo o repórter perguntou como andava sua vida agora.


- A vida é fogo. Meu chefe é muito chato, os meninos só querem saber de computador e festa, minha mulher está me falindo nas lojas de grife. Não sei se vou durar muito. O condomínio é cheio de gente maluca, é uma correria só, ensaio de banda, festa todos os fins de semana, e eu nem sei quem é o sindico.

O sonho se realizou, mas pagou-se caro por isto. As verdadeiras e sinceras paixões se perderam. A vida se tornou uma linha de produção, cada um com sua tarefa e finja-se que está tudo bem. A nega quer divórcio, discutir o relacionamento trouxe o orgulho à tona, e magoou.

"Vamos consertar o mundo, vamos começar lavando os pratos." (Herbert Vianna)

É nisso que eu acredito e muito.

Outra coisa é a má vontade, o desprezo e as desculpas que completam o primeiro item. Vou tratar disto em outro post.

13 comentários:

Luã Vaz disse...

ele só num foi feliz porque era burro pow! Devia se separar da mulher deportar os filhos comprar uma câmara criogênica! hauhuahua

Sabes que estou zuando, o que falou tem muito sentido, às vezes as coisas mais simples e que nos fazem tão bem passa quase sempre despercebidas e por causa de uma visão estereotipada de felicidade "globalizada" acabamos por descartar a verdadeira felicidade.

Anônimo disse...

Nao sei pq ainda me surpreendo com vocês...
caralho! disse que nao ia comentar + nao resisto..
so pra lembrar
"ja disse que amo vocês?"

Amoo³³

Anônimo disse...

Olha, agora quem vai sair do blog
é vc...uahuauah..
Como havia dito a Luã: "O simples é sublime!". A complexidade da vida urbana às vezes nos impede
de enxergar a poesia nas coisas...
P.S.: Lavar pratos é uma ótima terapia!
Beijos

Anônimo disse...

Aqui é o Guilherme do PdH, vim conhecer o trabalho de vocês após ver a enxurrada de comentários que deixaram por lá.

O blog é novo, mas os textos são 10. Só gostaria de ver você com um domínio pr´prio e usando wordpress, é outro mundo!

Abração,

Guilherme

Guto Amorim disse...

Valeu mesmo!
E, Tem razão guilerme! Seria bom um dominio próprio e wordpress. Mas, aqui no bloguer o google me dá visitantes estranhos, eu acho.
Quem sabe depois.

PS - Lari e Luã, o guilherme é do www.papodehomem.com.br, quem comentou lá fui eu.

Unknown disse...

Texto bastante atual, resumindo mais ou menos esse nosso ímpeto da busca por algo abstrato qdo deveríamos era, concomitante, valorizar esses nossos bens mais concretos e objetivos que nos rodeiam!
Parabéns Gutinho!

Xeru!

Anônimo disse...

e o quico?

Guto Amorim disse...

Legal...mas, eu nao sei o que é concomitante.

Guto Amorim disse...

Já descobri o que é.
O "concomitante" deixou o comentario ainda mais significativo.

PS - Cheguei a pensar que era COCO-MUTANTE! hihihi...brincadeira.

Anônimo disse...

Eu já tinha lido o texto.. a um tempo...

hoje vim aqui dinovo, e li o seu "perfil"....

... putz, como alguem pode odiar dormir? me ensina isso??!!! pq sinceramente sou uma sonambula ambulante... e tô ate incomodada com isso!

Anônimo disse...

Gostei desse tb. Mas achei meio fraquinho, não sei se foi pq li o texto do cara ai de cima primeiro e fiquei impressionado.

Anônimo disse...

Salvei o blog nos favoritos
(=

Vocês precisam divulgar na turma,
não percebi comentários da galera por aqui!
Bjuu coleguinhas!

Guto Amorim disse...

Valeu Priscel!

Beijus!