A Tarefa é Ardua

O professor pediu, tá pedido. Após uma aula sobre Missão, Visão de Futuro e Valores, o objetivo: Escrever sobre a sua missão de vida, a meta, 2 semanas. Agora tenho 2 dias. Ainda não me acostumei com a idéia de fazer tudo antecipado.
De tira-gosto ele indicou o super-best-seller Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Eu já estava lendo outro quando peguei ele e a lista de espera ficou grande, eu tinha que ler em 7 dias, 1/2 livro e um livro. Só consegui ler até o primeiro hábito, Seja Proativo. Descobri que eu tenho pelo menos uma consciência de proatividade. Mas nem sempre ajo como minha consciência deseja. Mas, a questão fundamental é: Qual a minha missão de vida? Eu não sei. E me sinto profundamente estrumilizado(deriva de estrume - é, eu gosto de inventar palavras) por isso. Quer dizer, eu estudo, leio, escrevo e até faço muita coisa legal no photoshop. Eu não sou aquele cara do fundo da sala que fica jogando papel em todo mundo. Será que isso tem relação? E se o cara do fundo da sala tiver uma missão? E eu que sento na frente, não.
Eu quero morar nos EUA?
Eu quero ser dono de uma agência de publicidade?
Eu quero fundar uma ONG?
Eu quero fundar uma escola de criação?
Eu quero ser diretor de criação?
Eu nem sei se sou criativo pra querer tanta coisa com criatividade!
O professor disse que estabelecer uma missão de vida, te mantêm mais apto a ser "alguém" na vida. Ele disse também que devemos pensar no degrau mais alto que queremos, pra conseguirmos chegar ao menos na metade da escada. Se você sonha baixo, talvez nem neste baixo você chegue. Devemos pensar muito alto, para se quando estivermos na metade do caminho e não der certo, já estejamos num bom lugar. Blá, blá, blá... Ainda não sei qual a minha missão de vida. E, se de repente eu descobrir que não sei criar e sim fazer café? Aperto Shift+Delete e baixo outra missão no superdownloads? Ou desejarei ter uma cafeteria, uma escola de cafeteiras e ser diretor de uma cafeteria?
Eu não suporto não saber o que fazer. Mesmo que eu não faça nada, geralmente tenho algumas escolhas no estepe, que a priori não quero usar. Mas, sinceramente, não tenho. Acho que vou ter que inventar uma missão de vida, e tentar ser convincente com as palavras, e o professor vai acreditar, mesmo não sendo esta a minha missão. Eu não posso dizer que não tenho uma missão e explicar o porque. Ele não aceitaria. Só se fosse num filme de Sessão da Tarde.É. Assim como você suspeitou, este post não vai ter uma conclusão. É lamentável. Não to começando 2008 nada bem. Espero que toda esta reflexão me traga alguma resposta. E você, sabe qual sua missão de vida? Amanhã acho que vou dar uma caminhada na praia, já que estou morando a uns 150m dela. E quem mora na orla tem que finjir que pratica esportes regularmente e andar na beira do mar. Só nao vou poder levar o celular, nem carteira. Não mesmo.

Update:

Queridos e escassos leitores, alguns estão achando que eu sou um perdido na vida. Favor não interpretar o texto ao pé da letra.
A direção.


9 comentários:

Luã Vaz disse...

pixi... Tem cheiro de neurônios queimados e teclados desgastados... O cara escreveu e desabafou, mas enfim não concluiu, mas se isto te deixa feliz, eu não estudo, mas leio, escrevo e faço possivelmente coisas legais no photoshop, sento ao seu lado e também não tenho uma missão, talvez seja o lugar... Que tal segunda-feira sentar na fileira de trás?

Larissa Reis disse...

Guzin!!!!!!!!!!
Acho que esse negócio de missão,best-seller,auto-ajuda e Blablablás mexeu com você hein?
Mesmo que ainda não saiba quanto será a sua pensão de aposentado, pelo menos essas receitas serviram para uma de suas melhores, se não a sua MELHOR produção textual!
E olhe que o manual nem era para aprender redação..rsrsrsrs
Talvez não precise fazer esse passo a passo todo. Quem disse que receita é para ser seguida..apenas imagine!

beijooooo

Anônimo disse...

Eu acredito que sempre temos que ter metas e objetivos... Mesmo que não se saiba ainda....

Por exemplo... O Objetivo pode ser algo geral, amplo, subjetivo.. tipo.. vencer na vida (Esse é também um objetivo meu)... Mesmo que isso signifique diversas coisas que ainda não sabemos....

Agora... na minha opinião... para ser vencedor você tem que ter metas sempre! Senão, ficará perdido... deixando apenas o tempo passar e se encarregar de resolver as coisas... E acredite... o tempo é muito lento...

Mais um exemplo.... Minha meta de vida atual é buscar estabilidade no meu emprego (minha situação está indefinida, você sabe a cilada que eu cai) e segundo, alavancar com o meu programa esportivo.... Assine o que eu estou dizendo... vc ainda vai me ouvir em uma FM da vida!!!

Pra mim... isso é ter uma missão... É ter um pq, uma motivação pra levantar todos os dias!

Pense nisso... E eu te sugiro uma meta.... Arrumar um emprego...

Na boa!

Anônimo disse...

Guto,
N sei se concordo com lari se essa foi sua melhor produção textual pq n li as outras, mas q foi muito boa, isso sim eu concordo.
Esse professor... alguém já perguntou para ele qual é, ou foi, a missão da vida dele? Pq ele só nos faz ficar "encucado"...me lembro da minha epóca (n..n sou tão velha :/)
Mas, velhices a parte, vou tomar um banho, pq quem n mora perto da orla tem q se contentar com a agua do chuveiro e o vento do ventilador, e aproveitar e pensar na missão de vida...

Guto Amorim disse...

Quando o professor pediu a redação, eu quis perguntar isso a ele, mas ele não falaria pra ninguém se basear na idéia!

No dia da entrega eu esqueci, na proxima aula vou tentar lembrar...

Valeu pelo elogio!

PS - O único proveito de morar na orla até agora foi de ir andando pro carnaval! A praia ainda não fui... A 'praia vermelha' não é lá essas coisas...

Anônimo disse...

Bons textos merecem atenção ^^
Mas a pergunta que n quer calar, fez ou n fez o texto? Descobriu ou não sua missão? hein? hein? :p

Ps: "Praia Vermelha" é otimooo...rsrsrs...e que inveja de vc poder ir andando para o carnaval xD

Guto Amorim disse...

Hum...
Fiz o texto sim...descobrir a missão, não tenho tanta certeza. Pensei bastante e mais estabeleci do que descobri...rsrs
Espero que minhas escolhas nao mudem tanto nos próximos anos...

PS - Ir andando pro carnaval é realmente bom...mas não é tão perto assim...

Juniupaulo disse...

Tava pensando em qual seria minha missão de vida. Se isso significa o que eu estou predestinado a fazer, então no idea, mas se é o que eu pretendo (é, tem razão, deve significar isso), aí não tem graça eu contar.
Mas eu sei que ainda vou achar aquela piada sobre 'missão de vida e coisas afins', em algum lugar por aqui.

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto...

Metas, para que, mata?

Meta é de facto importante, traçar um caminho, ter idéias e ideais. Mas como tudo na vida, deve ser observada, reorganizadas constantemente, e quando se achar necessários, mudadas, sim, mudadas, não deve matar-se por uma das metas que n pode ser cumprida, tão pouco achar q é vergonhoso buscar um caminho alternativo.

Se eu tenho uma meta? Sim: Ser feliz .