1980
Claudia mora em São Paulo, há cinco anos. Tem dois filhos e mora com seu conjugue há três. Todos os dias ela acorda às 6h, faz o café, acorda os filhos p'ra escola, liga o carro (movido a alcool, nao é flex) e deixa 'esquentando', volta e arruma a mesa. Sai de casa, passa na escola e deixa os meninos. Chega no trabalho às 8h. É diretora de TI numa nacional. Saiu mais cedo do trabalho, passou no banco, passou nos correios e mandou uma carta p'ra mãe em Salvador, e chegou em casa cansada. Nem teve tempo de ler, ou asisstir o jornal. Não tem tempo p'ra mais nada além de comer e dormir. Nem consegue conviver direito com seus familiares, por sorte ou azar o marido está desempregado e cuida dos filhos. Ela vive reclamando do tempo. O trabalho toma todo o seu tempo.
"Uêba! Agora posso viver mais com meus filhos."
Nada disso. Cláudia, você já resolveu tudo, certo? Que bom, a tecnologia a nosso favor, agora vem aqui que precisamos de você, rápido - diria o seu chefe.
E de volta à escravidão. Cada vez mais evoluidos, e cada vez mais ocupados. A geração multi-tarefas. Assite TV, conversando no MSN, ouvindo rádio e estudando. A tecnologia reduz o tempo de suas tarefas imediatamente encaixando outra neste espaço de sobra.
Tenho sérias dúvidas quanto à evolução tecnológica. Não sei se ela realmente nos ajuda. A idéia é essa: "faremos tudo mais rápido, e pouparemos tempo". De que adianda, se esse tempo vai ser tomado novamente. Apenas o número de atividades num espaço de tempo vai aumentar.
- Então, vou poder aproveitar mais as coisas, e vou ser mais inteligente.
Você e toda a população mundial.
Acha que não viveria sem computador, orkut e celular? Você nasceu sem isso. Ninguém era menos feliz por isso, e não me lembro de ver pessoas chorando na rua e gritando: "oh vida cruel, porque não inventaram o computador". Eu jogava DOOM, e achava o máximo. Meu amigo tinha um computador que demorava dez minutos só pra ligar. Nem queira saber o tempo que era pra abrir o Word, quando abria. Se não conhecemos uma tecnologia mais avançada, então nao sentimos falta dela. Pergunte a um índio se ele viveria sem computador. Ele VIVE sem computador, tranquilamente, porque ele nunca degustou um.
Você vive sem um celular que liga o computador, paga o estacionamento, digitaliza sua voz, escreve seu pensamento, chama a polícia sozinho, voa e dá banho no seu cachorro? Daqui há muitos anos não viverá.
4 comentários:
realmente, as pessoas se apegam tanto a evolução tecnológica que não conseguem se imaginar sem, se é que se lembram como as coisas eram quando não se existia o que temos hoje, a questão é que tudo isto é uma faca de dois gumes como você enfatizou, enquanto agilizamos o processo de algumas coisas para nos poupar mais tempo, outras atividades ocupam essa lacuna que supostamente seria de tempo "extra" assim voltando a ficar sem tempo o que se torna um ciclo vicioso, um verdadeiro jogo de avareza.
gutozildooo gostei muito dos seus textos, continue assim, esse mundo precisa mesmo de reflexão e muita criatividade!!!
=]
Ana
é, realmente.
mesmo que a tecnologia tenha suas vantagens, há tambémn as suas desvantagens.
hoje em dia, é tudo na 'maquininha'
tudo pelo computador, até artistas fazem música juntos em lugares diferentes O.o
gostei do tema. gostei do texto.
;*
Precisa falar alguma coisa?
Cada vez melhores os textos de Cuhzinho xD
na verdade meu comentario era pra tirinha, que ficou lindaaaa
xD
meu sonho
haushuahsuasa
amo vc Guhzinho!
=***
Postar um comentário