A Tecnologia (não)Te Ajuda(?)

1980
Claudia mora em São Paulo, há cinco anos. Tem dois filhos e mora com seu conjugue há três. Todos os dias ela acorda às 6h, faz o café, acorda os filhos p'ra escola, liga o carro (movido a alcool, nao é flex) e deixa 'esquentando', volta e arruma a mesa. Sai de casa, passa na escola e deixa os meninos. Chega no trabalho às 8h. É diretora de TI numa nacional. Saiu mais cedo do trabalho, passou no banco, passou nos correios e mandou uma carta p'ra mãe em Salvador, e chegou em casa cansada. Nem teve tempo de ler, ou asisstir o jornal. Não tem tempo p'ra mais nada além de comer e dormir. Nem consegue conviver direito com seus familiares, por sorte ou azar o marido está desempregado e cuida dos filhos. Ela vive reclamando do tempo. O trabalho toma todo o seu tempo.

Claudia não aguenta mais

Hoje, Cláudia teria muito mais tempo para tudo, certo? Veja, ela demorava quase duas horas no banco resolvendo tudo. Agora, ela acessaria o bankline, resolvendo tudo em quinze minutos. Tinha que mandar carta para a mãe que fica em Salvador, duas vezes por semana. Hoje ela mandaria um email por dia, facilmente. Acordaria dez minutos mais cedo e ficaria por dentro de tudo o que acontece no país, na internet. Ela reduziu o tempo de suas tarefas p'ra mais da metade.

"Uêba! Agora posso viver mais com meus filhos."

Nada disso. Cláudia, você já resolveu tudo, certo? Que bom, a tecnologia a nosso favor, agora vem aqui que precisamos de você, rápido - diria o seu chefe.
E de volta à escravidão. Cada vez mais evoluidos, e cada vez mais ocupados. A geração multi-tarefas. Assite TV, conversando no MSN, ouvindo rádio e estudando. A tecnologia reduz o tempo de suas tarefas imediatamente encaixando outra neste espaço de sobra.
Tenho sérias dúvidas quanto à evolução tecnológica. Não sei se ela realmente nos ajuda. A idéia é essa: "faremos tudo mais rápido, e pouparemos tempo". De que adianda, se esse tempo vai ser tomado novamente. Apenas o número de atividades num espaço de tempo vai aumentar.

- Então, vou poder aproveitar mais as coisas, e vou ser mais inteligente.

Você e toda a população mundial.
Acha que não viveria sem computador, orkut e celular? Você nasceu sem isso. Ninguém era menos feliz por isso, e não me lembro de ver pessoas chorando na rua e gritando: "oh vida cruel, porque não inventaram o computador". Eu jogava DOOM, e achava o máximo. Meu amigo tinha um computador que demorava dez minutos só pra ligar. Nem queira saber o tempo que era pra abrir o Word, quando abria. Se não conhecemos uma tecnologia mais avançada, então nao sentimos falta dela. Pergunte a um índio se ele viveria sem computador. Ele VIVE sem computador, tranquilamente, porque ele nunca degustou um.

Você vive sem um celular que liga o computador, paga o estacionamento, digitaliza sua voz, escreve seu pensamento, chama a polícia sozinho, voa e dá banho no seu cachorro? Daqui há muitos anos não viverá.

4 comentários:

Luã Vaz disse...

realmente, as pessoas se apegam tanto a evolução tecnológica que não conseguem se imaginar sem, se é que se lembram como as coisas eram quando não se existia o que temos hoje, a questão é que tudo isto é uma faca de dois gumes como você enfatizou, enquanto agilizamos o processo de algumas coisas para nos poupar mais tempo, outras atividades ocupam essa lacuna que supostamente seria de tempo "extra" assim voltando a ficar sem tempo o que se torna um ciclo vicioso, um verdadeiro jogo de avareza.

Anônimo disse...

gutozildooo gostei muito dos seus textos, continue assim, esse mundo precisa mesmo de reflexão e muita criatividade!!!

=]

Ana

Natalie disse...

é, realmente.
mesmo que a tecnologia tenha suas vantagens, há tambémn as suas desvantagens.
hoje em dia, é tudo na 'maquininha'
tudo pelo computador, até artistas fazem música juntos em lugares diferentes O.o

gostei do tema. gostei do texto.

;*

Anônimo disse...

Precisa falar alguma coisa?
Cada vez melhores os textos de Cuhzinho xD



na verdade meu comentario era pra tirinha, que ficou lindaaaa
xD
meu sonho
haushuahsuasa
amo vc Guhzinho!
=***